sexta-feira, 25 de setembro de 2015

COLECCIONISMO (1) - CARTEIRAS DE FÓSFOROS (1) - Humor nas OlimPiadas

Estávamos no final dos anos 70 (não recordo ao certo em que ano), quando, o meu pai - fumador inveterado que, felizmente, já deixou esse vício há muito tempo! - chegou um dia a casa com uma colecção completa de carteiras de fósforos que me deixou maravilhado.
Essa colecção era a que hoje aqui apresento, com desenhos do extraordinário artista que foi João Martins (ou Mart, como habitualmente assinava), um caricaturista que durante muitos anos deliciou os leitores do jornal "A Bola" com o seu talento.
A colecção é composta por vinte carteiras com desenhos, a cores, que representam vinte modalidades olímpicas. O título da colecção tem um trocadilho muito bem achado: "Humor nas Olim...PIADAS".
A ideia que tenho é que esta colecção foi lançada por altura dos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) ou Moscovo (1980), como forma de promoção do maior evento desportivo do Mundo.
Guardei até hoje esta colecção, pois para além de ser um adepto confesso de caricatura e cartune, e do trabalho do João Martins em particular, tive sempre a consciência que as caixas de fósforos, sendo objectos para "usar e deitar fora", tornar-se-iam, com o passar dos anos, raras e muito difíceis de encontrar.
Não me enganei pois nunca vi ninguém com outra colecção igual a esta. Partilho, pois, com todo o gosto, esta pequena "raridade".

A minha colecção de caixas de fósforos "Humor nas OlimPiadas"
Aspecto das caixas de fósforos da colecção

1 - Chama Olímpica                        2 - Argolas

 
3 - Barra fixa                        4 - Barreiras

 
5 - Basquetebol                           6- Boxe

 
7 - 100 m femininos                           8 - Ciclismo

 
          9 - Dardo                          10 - Futebol (livre de canto)

 
11 - Halterofilismo                        12 - Hipismo

 
13 - Luta                               14 - Maratona

 
15 - Martelo                           16 - Natação

 
17 - Salto em altura                  18 - Saltos de prancha

 
19 - Salto à vara                          20 - Vela


Os vinte desenhos com a respectiva legenda


9 comentários:

Geraldes Lino disse...

Caro amigo Carlos Rico

É de facto uma colecção muito interessante e sem dúvida, bastante valiosa para qualquer coleccionador de carteiras, ou caixas, de fósforos.

Vou confessar-te que eu cheguei a ser coleccionador da especialidade, colecção que incluía caixas com imagens em relevo. Mas nunca tive, que me lembre, uma colecção totalmente desenhada por um único artista, como é o caso da que possuis. Uma preciosidade, inquestionavelmente. E ainda por cima, hilariante.

Grande abraço.

C. Rico disse...

Caro amigo Geraldes Lino,

Há tanto tempo que nos conhecemos e só agora fiquei a saber que foste, ou és, coleccionador de carteiras de fósforos!
Bem, eu também fui (como todos os miúdos, até determinada idade) coleccionador de várias coisas: autocolantes, calendários, cromos, cartazes, recortes de jornal (com caricaturas), bonecos em pvc (que saiam nos gelados da Olá), pins...
Não me posso considerar, propriamente, um coleccionador de carteiras de fósforos visto que só tenho duas: esta e outra que, oportunamente aqui apresentarei.
O facto de ser uma colecção desenhada por um único artista não sei se é caso único mas deve ser, por certo, muito raro.
Procurei na net mas não achei praticamente nenhuma informação acerca do João Martins, o que é pena. Por isso resolvi postar este artigo, de modo a homenagear - de forma singela - esse extraordinário caricaturista, um perfeito desconhecido para a malta mais nova.
Grande abraço e obrigado pelo teu comentário.
Carlos Rico

Catherine Labey disse...

Quanto às carteiras de fósforos, não há dúvida de que são muito raras, devido à sua condição de objectos que poucos se lembram de conservar, depois de usados. Mas aqui há tempos, numa feira de antiguidades, encontrei algumas caixas, ainda intactas, e com curiosos desenhos na face superior, todas de origem espanhola. Uma dessas caixas tem nada mais nada menos do que 40 carteiras... e outra 30! Só as comprei porque tinham desenhos, claro... O apelo das imagens é sempre irresistível!
Podemos considerar, portanto, em certos casos, as caixas de fósforos como objectos artísticos e dignos também de ser conservados, apesar da sua óbvia raridade.
Quero felicitá-lo, amigo Carlos, por mais esta "brilhante" ideia, ainda por cima ao apresentar uma colecção de fósforos com um tema muito interessante, como é o das OlimPiadas, e com desenhos de um notável caricaturista que também muito admiro: João Martins.
Não sei se é do seu conhecimento, mas o Professor Martinó Coutinho, no seu blogue "Largo dos Correios", tem abordado igualmente esta temática, apresentando algumas colecções muito curiosas e originais, e até de grande valor cultural. Vale a pena dar uma olhadela a esses “posts”...
Um grande abraço e votos de que continue a brindar-nos, de vez em quando, com as suas preciosas Raridades.

Jorge Magalhães

C. Rico disse...

Amigo Jorge,

Embora conheça o blogue do Professor Martinó Coutinho, não me tinha apercebido desses posts que refere. Vou espreitar, pois este tema das carteiras de fósforos (apesar de, como disse, não me poder considerar coleccionador) é muito interessante. Aliás, qualquer colecção se torna interessante pois permite que quem junta objectos de determinada temática absorva imensa informação sobre esse assunto, sendo que, geralmente, acaba por transmitir aos outros também uma parte dessa informação (não conheço nenhum coleccionador que não goste de falar ou dissertar sobre as suas colecções com outras pessoas).
Essas caixas que comprou devem ser, também elas, uma autêntica relíquia. Porque não colocar um post acerca desse assunto no seu Gato Alfarrabista?
Quanto ao "Raridades", vai continuar, a trazer alguns assuntos saudosistas que lhe agradarão certamente.
Um grande abraço
Carlos Rico

José Ernani Müller disse...

Boa noite caro amigo: por acaso encontrei as imagens destas caixinhas de fósforos neste momento.Sou colecionador e achei interessante as mesmas.Pergunto;terias interesse em negociar as mesmas?No aguardo,grato.
Ernani

C. Rico disse...

Caro Ernani,
Não penso desfazer-me desta colecção, por ter sido um presente de meu pai, que muito prezo.
Agradeço a sua oferta mas, de facto, não penso negociar as caixas.
No entanto, pode tentar contactar o Geraldes Lino (que comentou este artigo também) e que, suponho, poderá ter alguma outra colecção que lhe interesse.
Pode contacta-lo deixando um comentário no seu blogue:
http://divulgandobd.blogspot.pt/
Cumprimentos,
Carlos Rico

Margarida Baptista disse...


Boa Tarde,

Caro José Ernani Müller,

Tenho 8 carteiras de fosforos, absolutamente intactas, da Sociedade Nacional de Fosforos, Série Armas Antigas.
Estará interessado nelas, já que é colecionador?
Fico a aguardar uma resposta para:
margaridaasb@gmail.com
Melhores cumprimentos
MB

Unknown disse...

Bom dia.
Tenho esta colecção completa Humor nas Olimpíadas.
Tenho também a colecção das Quinas, animais, profissões, sport billy, brasões municipais e desportos. Se algum dos Srs estiver interessado contacte me pf por email para
taniadlopes78@gmail.com
Obrigada

Mário Silva disse...

Olá a todos.

Possuo, em em esplêndido estado toda a colecção completa deste "Humor nas Olimpiadas".

Tenho também, completas e em bom estado as seguintes colecções:

"Humor no Cinema" - série "repetição de várias cores" 24un.

"Jogos Olímpicos Montreal 1976" série:25

"Brasões Municipais" - Série:44

"Figuras Típicas Portuguesas" 3 cores (72) - Série:24

"Chaminés Típicas Algarvias" - Série:12

"Fotografias" - Série: imagens do Ultramar (20) anteriores ao 25 de Abril

"Pelourinhos Portugueses" - Série:30 etc. etc. etc.

Possuo entre estas preciosidades muitas outras, completas e em bom estado, que seria enfadonho enumerar todas aqui. Jóias como a colecção do cinquentenário da Sociedade Nacional de Fósforos com a fantástica edição "nacionaes", Os Lusíadas, Fotografias de Portugal, Figuras Equestres, profissões, actrizes de cinema antigas, Hippyes, entre campanhas específicas que a fosforeira fez ao longo dos tempos, como segurança rodoviária, desporto ao ar livre (em caricaturas fantásticas), etc etc etc...
Só me apercebi destas raridades há bem poucos anos e consegui preservá-las.
É só ver para crer. O meu pai era fumador compulsivo, claro, como se deve imaginar. Portanto, posso dizer que devo esta colecção à custa dos pulmões do velhote, que lá foi com problemas respiratório. Enfim... ironias do destino!

Abraço a todos, foi um prazer