sábado, 5 de junho de 2010

Livros Infanto-Juvenis (2) - O Conde de Monte Cristo





O Conde de Monte Cristo é um daqueles romances clássicos que toda a gente leu ou, pelo menos, viu em versão cinematográfica.
Esta edição é da Romano-Torres e está distribuida por três volumes.
No início de cada volume, uma nota alerta o leitor: "As gravuras que ilustram esta obra foram extraídas de diferentes edições do Conde de Monte Cristo publicadas em França e Itália no Séc. XIX".
As capas são da autoria de José Antunes, malogrado ilustrador e autor de banda desenhada, infelizmente falecido durante este ano. José Antunes que ficou ligado a Moura de duas formas: por um lado, foi ele o homenageado no salão Moura BD 2004; por outro, o seu último trabalho em BD foi precisamente aquele com que participou no projecto "Salúquia: a lenda de Moura em banda desenhada".
Estes volumes foram comprados pelo meu pai numa livraria que já não existe em Moura. Tratava-se da Livraria da Dª. Purita, que ficava na Rua Miguel Bombarda, salvo erro onde hoje se situa um salão de cabeleireiros.
Eu era ainda um miúdo mas lembro-me bem daquele cheiro característico a livros que a livraria tinha...
Anos mais tarde, quando "dei o nó", o meu velho ofereceu-me os livros. Hoje estão em lugar de destaque, numa estante do meu atelier.
Título: "O Conde de Monte Cristo" (em três volumes)
Colecção: "De Capa e Espada"
Editor: Edições Romano-Torres
Ano: 1980
Autor: Alexandre Dumas
Ilustrações: A preto e branco, de vários autores
Capas: José Antunes
Dimensões: 12,5 x 18,5 cm
Nº de páginas: 358 (primeiro volume) e 372 (segundo e terceiro volumes)
Preço: 170$00


Sem comentários: