sábado, 9 de outubro de 2010

O Festival Eurovisão da Canção (1) - "Ding Dinge Dong" (1975)

O Festival Eurovisão da Canção foi, durante muitos anos, motivo para as famílias portuguesas se reunirem frente à "caixinha que mudou o mundo" e passarem um serão agradável.

A edição de 1975 é a mais antiga que me lembro, vagamente, de ter acompanhado. A televisão só chegaria no ano seguinte a minha casa pelo que, nesse ano, o festival foi seguido na casa da vizinha Helena, uma senhora que morava mesmo ao nosso lado e que, simpaticamente, nos convidava, de vez em quando, a ver alguns dos programas mais emblemáticos dessa época (Bonanza, O Sinal do Dragão, Mc Cloud, desenhos animados, etc.).

O grupo holandês Teach-In foi quem abriu o Festival desse ano e, curiosamente, foi também o vencedor, com 152 pontos, à frente dos ingleses The Shadows que se quedaram pelos 138. O concurso teve lugar em Estocolmo, na Suécia, já que na edição de 1974 tinham sido os ABBA os vencedores incontestados.

Em Estocolmo, Portugal teve (mais uma) actuação discreta, ficando-se pelo 16.º lugar entre 19 concorrentes (pior que nós só a Alemanha, a Noruega e a Turquia, por esta ordem). A canção que nos representou, "Madrugada", foi interpretada por Duarte Mendes e obteve 16 pontos. Apenas fomos pontuados por Espanha e França (dois pontos cada uma) e Turquia. Os turcos, espantosamente, deram-nos a pontuação máxima - doze! Um caso atípico no historial dos festivais...

Resta dizer que esta foi a quarta vitória da Holanda em Festivais da Eurovisão e que, desde aí, não voltou a repetir o feito.

1 comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.