segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Revistas desportivas (1) - Sporting campeão das Taças da Europa







Revista de 1964, publicada logo após a conquista pelo Sporting Clube de Portugal da Taça dos Clubes Vencedores de Taças (época de 1963/64).
A capa e a contra-capa da revista mostram a equipa que alinhou na finalíssima, em Antuérpia, frente ao MTK de Budapeste (vitória por 1-0, com o famoso golo de canto directo marcado por Morais, depois de um empate a 3 bolas, dois dias antes em Bruxelas).
No interior, toda a saga leonina, contada jogo a jogo (e foram 12 no total), com resumos, fichas dos jogos, opiniões, títulos da imprensa e fotos, bem como a biografia da cada jogador do plantel verde e branco.

Título: Sporting Clube de Portugal campeão das "Taças da Europa"
Dimensões: 24 x 16,8 cm
Capa e contra-capa: a cores
Miolo: 32 páginas a preto e branco
Edição da Agência Portuguesa de Revistas
Ano: 1964
Preço: 3$50 (Continente) e 5$00 (Ultramar)

Curiosamente, em anos mais recentes (não sei precisar bem quando), e numa iniciativa conjunta dos Núcleos Sportinguistas de Alcântara, Alcochete, Arcos de Valdevez, Boston, Caldas da Rainha, Caminha, Castelo Branco, Entroncamento, Espinho, Évora, Faro, Felgueiras, Fundão, Golegã, Guarda, Harthford, Lagos, Loulé, Mafra, Mangualde, Mondego, Montemor, Moura, Penacova, Portimão, Rio Maior, Salvaterra, Soure, Tires, Tomar, Tramagal, Viana do Alentejo, Vila das Aves, Vila Franca de Xira e Vila Viçosa bem como do Banco de Portugal, António Lopes (Vinhó), Delegação de New Jersey e do Departamento de Expansão, esta revista teve uma reedição, num formato um pouco maior e com algumas alterações na capa ao nível da cor de fundo (o verde claro foi substituido por um verde escuro, mais parecido ao das listas da camisola sportinguista) e do lettering utilizado para o título. Também os nomes dos jogadores foram acrescentados sob cada imagem.
No miolo, as quatro páginas iniciais e as duas finais, que em 1964 foram dedicadas à publicidade, foram obviamente suprimidas. Em vez disso, as páginas um e dois foram reservadas para uma espécie de nota prévia e para autógrafos.

Sem comentários: