A Brigada Victor Jara é daqueles casos em que a qualidade do seu trabalho se sobrepõe ao puro esquecimento a que estão condenados pelas televisões e pelas rádios nacionais (com raras excepções). Basta ouvir temas como este "Faixinha verde" para nos interrogarmos como é possível passar tanto tempo sem que estes extraordinários músicos apareçam na TV !? Contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que vi este grupo actuar em programas televisivos. Assim de repente, lembro-me de um programa do (grande profissional de comunicação) Júlio Isidro e pouco mais. Felizmente existe a net para nos fazer matar saudades destes e doutros músicos de primeira água...
Pronto, não resisiti! Eu disse que a Teresa era uma grande fadista e, para quem nunca a ouviu cantar aqui está um bom exemplo: "Nunca me fales verdade", de Augusto Gil e Alfredo Marceneiro.
Basta ouvir o primeiro verso para se perceber logo que estamos na presença de uma artista de eleição! A música e o poema fazem deste um dos fados mais bonitos que já ouvi até hoje...
Teresa Silva Carvalho está, por vontade própria, retirada do mundo da música há alguns anos. Foi uma grande fadista! Uma voz inesquecível! Das melhores que este país já conheceu! Uma escolha rigorosa de temas e de autores marcaram uma carreira brilhante. Resta-nos o seu trabalho gravado em disco e alguns registos filmados.
O video que aqui podemos ver não é, curiosamente, um fado. Trata-se de uma canção, com poema de Manuela de Freitas e música da própria Teresa Silva Carvalho, que fez parte do álbum "Ó Rama, Que Linda Rama", um excelente trabalho com temas como "Verdes são os campos" ou "Barca Bela". O vídeo tem como cenário a vila alentejana de Monsaraz.