Este play-off é, todos os anos, disputado pelos clubes classificados entre o 3.º e o 6.º lugares (uma vez que o 1.º e o 2.º são promovidos directamente). Temos, portanto, quatro clubes a lutar pelo último lugar de acesso ao escalão máximo do futebol inglês, jogando num sistema de meias-finais (com jogos em casa e fora). Os vencedores destas duas eliminatórias encontram-se na final, em Wembley.
Neste caso concreto, tratava-se do segundo jogo da meia-final entre o Leicester City e o Watford.
O Leicester City tinha ganho por 1-0 na primeira mão e, neste segundo jogo, embora a perder por 2-1, estava em vantagem por via do golo marcado fora de casa (que vale a dobrar, em caso de empate no resultado global).
Já no último minuto do período de descontos, o árbitro marca um penalti a favor do Leicester. Todos esperam que o Leicester empate a partida e festeje a passagem à final do play-off. Mas eis senão quando o guarda-redes do Watford faz duas defesas extraordinárias e consegue deter o remate e a recarga do jogador azul de Leicester! A jogada continua e, entre os gritos de incentivo do público, os jogadores dos "Horns" (como é apelidada a equipa da casa) avançam com a bola, certos de que só terão mais esta possibilidade de marcar o golo que lhes falta. E, em 20 segundos, o Watford passa do Inferno ao Céu! Memorável para aqueles adeptos! Memorável para aqueles jogadores! Memorável para o futebol!
É isto que faz do futebol um desporto único!
Como nota final, resta dizer que o Watford acabou por não conseguir ascender à Premiere League, uma vez que perdeu na final do play-off frente ao Crystal Palace, por 1-0.
Mas este momento, terá valido - digo eu - um lugar na história a este simpático clube inglês...
2 comentários:
Ora ainda bem que o "Raridades" voltou a dar um ar da sua graça, ainda que pela primeira vez este ano! Valeu a pena ter contribuído, de certa forma, para esse regresso... e espero continuar a ver, de vez em quando, curiosidades como esta do mundo do futebol, que sabe sempre bem recordar porque é, de facto, o desporto das multidões, um bálsamo, nos dias de hoje, quando encarado sem facciosismos,para as incertezas que vivemos e o triste espectáculo da política.
Um grande abraço ao Carlos Rico, com todo o meu incentivo para que continue a manter o "Raridades" na sua agenda... apesar de já tão sobrecarregada!
Jorge Magalhães
Grande amigo Jorge:
Muito obrigado pelo incentivo. E tem razão quando diz que foi você um dos responsáveis pelo regresso do "Raridades". Embora não estivesse completamente esquecido, a verdade é que os meus afazeres e o facto de ter, entretanto, criado outros dois blogues, deixaram-me com pouco tempo para me dedicar ao "Raridades".
Prometo, a partir de agora, não descurar tanto este blogue...
Um grande abraço
carlos Rico
Enviar um comentário